Este é o Blog da Banda 3D6 de Maringá-PR. Aqui vamos publicar as letras das músicas, poemas, contos, causos e contar um pouquinho das histórias da banda, nossas influências e tudo mais que rola no universo 3D6. Então entre, leia, ouça... fique à vontade. Valeu!

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

MAIS UM COUVER

Seguindo com os textos sobre algumas das fantásticas músicas de bandas consagradas que estamos preparando pra complementar o show da 3D6, hoje vou comentar sobre uma música de uma das melhores bandas de todos os tempos: White Room (1968), da banda Cream.


O vídeo apresentado é de um show comemorativo realizado em 2005 com os integrantes originais do Cream, onde eles rememoraram seus sucessos, inclusive White Room.
O Cream foi formado em 1966 pelos três melhores instrumentitas de blues/jazz do Reino Unido na época: Jack Bruce (Baixo), Ginger Baker (Bateria) e Eric Clapton (Guitarra). Os três já eram muito famosos no cenário musical inglês quando a banda foi formada, motivo pelo qual a banda já nasceu sob o status de serem o primeiro supergrupo da história, ou como ficaram conhecidos, o primeiro "Power Trio" do mundo.
Jack Bruce era a voz oficial da banda, mas foi nessa época que Clapton começou a se revelar como cantor.
Eles gravaram, ao todo, quatro disco (Fresh Cream - 1966; Disraeli Gears - 1967; Whees Of Fire - 1968; e Goodbye - final de 1968) que mudaram consideravelmente os parâmetros da música pop da época, influenciando bandas britânicas que estavam começando no final da década de 1960.
White Room foi composta por Pete Brown e Jack Bruce no apartamente de paredes brancas de Brown. Mergulhados nas drogas e no álcool, os dois divagam sobre a "viagem" que fizeram no quarto branco na busca de se libertarem do vício. A letra começa dizendo que "no quarto branco de cortinas pretas, perto da estação" (In the white room with black curtains near the station), "Cavalos prateados correm por raios lunares em seus olhos escuros" (Silver horses run down moonbeams in your dark eyes). Pura piração né?! Mas daí vem uma bela caída melódica onde eles parecem refletir sua condição mundana carregada de ácido: "Eu esperarei neste lugar onde o sol nunca brilha; Espere neste lugar onde as sombras fogem de si mesmas" (I'll wait in this place where the sun never shines; Wait in this place where the shadows run from themselves).
A música tem uma melodia agradável e um arranjo muito bacana (essa é uma das canções onde Clapton utilizou o novo, na época, pedal de wah-wah, e ajudou a popularizá-lo), a 3D6 apenas injeta uma carga a mais de energia pra deixar a música nos padrões das outras canções "mais fortes" que já fazemos, o que não é nada complicado, visto que White Room é uma música fantástica e com uma vitalidade inerente. No show da 3D6 vcs verão o resultado.

Valeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário